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ONA - Organização Nacional de Acreditação

O HOSPITAL CARLOS CHAGAS S/A é acreditado PLENO pela ONA – Organização Nacional de Acreditação.

A ONA - é uma organização não governamental caracterizada como: “pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos e de interesse coletivo”, com abrangência de atuação nacional.

Seu objetivo geral é promover a implementação de um processo permanente de avaliação e de certificação da qualidade dos serviços de saúde, permitindo o aprimoramento contínuo da atenção, de forma a garantir a qualidade na assistência aos cidadãos brasileiros, em todas as organizações prestadoras de serviços de saúde do País.

O que é Acreditação?

Define-se Acreditação como um sistema de avaliação e certificação da qualidade de serviços de saúde, voluntário, periódico e reservado.

Tanto no modelo nacional quanto no internacional, é uma ação coordenada por uma organização ou agência não governamental, encarregada do desenvolvimento e atualização da sua metodologia.

Em seus princípios tem um caráter eminentemente educativo, voltado para a melhoria contínua, sem finalidade de fiscalização ou controle oficial, não devendo ser confundido com os procedimentos de licenciamento e ações típicas de Estado.

Principais vantagens da Acreditação:

Segurança para os pacientes e profissionais;
Qualidade da assistência;
Construção de equipe e melhoria contínua;
Útil instrumento de gerenciamento;
Critérios e objetivos concretos adaptados à realidade brasileira;
O caminho para a melhoria contínua.

Níveis de acreditação ONA

Nível 1: Segurança
Concedido quando a instituição hospitalar conta com instalações adequadas, uma equipe capacitada e atende aos requisitos formais e técnicos para a segurança das atividades.

Nível 2: Organização
Exige que o hospital possua manuais de normas, rotinas e procedimentos padronizados, atualizados, disponíveis e aplicados. Programa de capacitação e educação continuada, com evidência de melhorias. Grupos de trabalho para a melhoria dos processos e integração institucional. Estatísticas baseadas para tomada de decisão.

Nível 3: Excelência
Obtido sempre que a instituição cumpre com todas as exigências dos níveis anteriores e atua com base na melhoria contínua dos processos, sistema de informação com indicadores específicos e sistema de análise da satisfação de clientes internos e externos.

Quem são os principais interessados pelo processo de acreditação?

Líderes e administradores;
Profissionais de saúde;
Organizações de saúde;
Sistemas compradores;
Governo;
Cidadão.

FONTE: ONA - Organização Nacional de Acreditação
www.ona.org.br

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